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Åsa Olsson
Mezzo-sopran -
Elisabeth Gerritsen
Mezzo-sopran -
João Moreira
Tenor -
Maria Valdmaa
Sopran -
Matthew Baker
Bass -
Mónica Monteiro
Sopran -
Kees Jan de Koning
Bass -
William Knight
Tenor -
Alice Rocha
Organ -
Benny Aghassi
Bassom & Flute -
Bruno Fernandes
Trumpet -
César Nogueira
Violin & Guitar -
Diana Vinagre
Cello -
Dima Smirnoff
Main Violin -
Luís Marques
Oboe -
Maite Larburu
Violin & Guitar -
Marta Vicente
Contrabass -
Miguel Jalôto
Harpsichord & Organ -
Raquel Cravinho
Violin -
Sérgio Silva
Organ
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Åsa Olsoon
Mezzo-sopran
A mezzo-soprano sueca Åsa Olsson trabalha como cantora free-lance desde 1995.
Estudou técnicas de canto com Geert Berghs e Margreet Honig, fez cursos com Maarten Vonk (drama), Eric Mentzel (improvisação) e Thijn van Eijk (interpretação) e participou em masterclasses liderados por Margreet Honig, Kelvin Grout e Kurt Equiluz.
O amplo repertório a solo de Åsa (incluindo soprano, mezzo e partes de alto) cobre a maioria dos gêneros (incluindo ópera) de Monteverdi a Cage. Os compositores Elizabeth Gaskill, Vincent Vaneker e Alan Swanson escreveram canções para sua voz e o artista de vídeo Steve McQueen integrou suas improvisações em sua peça DING DONG 2000.
Além de sua carreira a solo, Åsa canta como freelancer no Coro da Câmara da Holanda. Ela também trabalha como coach de canto e frequentemente conduz workshops para coros na Holanda e na Suécia.
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Elisabeth Gerritsen
Mezzo-sopran
Elisabeth Gerritsen estudou no Conservatório de Amsterdão na Holanda.
Fez parte de vários elencos em diversas óperas e desempenhou papéis tais como a ingénua Miranda na “Tempestade" de Purcell, o viúvo de Euridice em “Orfeo" de Gluck, a esposa sempre bêbeda e envergonhada Noah em "Floyd de Noye" de Benjamin Britten.
Elsbeth também tem uma paixão enorme por Música de Câmara, sendo membro efectivo do Nederlands Kamerkoor e do ensemble Nederlandse Bachvereniging na Holanda.
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João Moreira
Tenor
João Moreira, nasceu em Évora onde iniciou os seus estudos musicais em piano, oboé e mais tarde canto na Academia de Música Eborense.
Continuou os seus estudos no Instituto Gregoriano de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa. Foi membro do Coro Gulbenkian durante 11 anos e membro fundador do Officium - Grupo Vocal e Cappella Patriarchal.
Na Holanda é membro principal do Nederlands Kamerkoor e Nederlandse Bachvereniging e membro fundador do The Windsor Consort. Canta regularmente com Cappella Amsterdam, Amsterdam Baroque Choir e Vox Luminis.
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Maria Valdmaa
Sopran
A soprano estoniana Maria Valdmaa recebeu grande aclamação como intérprete de repertório antigo e contemporâneo.
Ela apresenta-se regularmente em toda a Europa. A principal revista de artes da Estônia “Sirp” elogiou sua voz como "excepcionalmente bela". Em 2014, ganhou o Prémio Michael Oliver e o Prémio do Público (Michael Normington Prize) no concurso Handel Singing Competition, em Londres, e em 2013 o segundo prémio no concurso de canto barroco Prémio Fatima Terzo em Vicenza, Itália.
Maria Valdmaa estudou Linguística e Literatura Estoniana na Universidade de Tallinn. Ela continuou sua educação no Royal Conservatoire em Den Haag, obtendo bacharelato e mestrado em Música Antiga e Prática de Performance Histórica.
Aqui ela estudou com Barbara Pearson, assim como os principais especialistas da área, incluindo Jill Feldman, Michael Chance e Peter Kooij. Atualmente estuda com o baixo-barítono americano Vitali Rozynko.
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Mathew Baker
Bass
Matthew, tendo concluído o seu bacharelato em Estudos Medievais na Universidade de Sydney, em 1997, Matthew voltou a sua atenção totalmente para o canto recebendo em 2005 o seu diploma em Canto (música antiga) pelo Conservatório Real de Haia, Holanda onde estudou com Michael Chance, Jill Feldman, Marius van Altena, Barbara Pearson e Diane Forlano.
Matthew segue agora uma carreira de freelancer como solista e cantor de ensemble no Holanda e nos países vizinhos. A música de Bach está no centro das suas preferências sendo assim membro principal do agrupamento Netherlands Bach Society.
Matthew canta regularmente com L’Arpeggiatta, Huelgas Ensemble e Coro de Câmara da Holanda.
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Mónica Monteiro
Sopran
Mónica Monteiro início os seus estudos em violino na sua cidade natal, Figueira da Foz. É licenciada em Formação Musical e em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Tendo uma vasta experiência coral e em ensemble Mónica é actualmente membro do Nederlands Kamerkoor (Holanda), colaborando regularmente com outros ensembles europeus de renome tal como Nederlands Bach Vereniging, Amsterdam Baroque Choir, Currende e Ludovice Ensemble.
Como solista a soprano é maioritariamente solicitada em obras do periodo barroco tendo-se apresentado sob a direção de maestros como Laurence Cummings e Richard Egarr entre outros.
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Kees Jan de Koning
Bass
O baixo-barítono Kees Jan de Koning originalmente estudou flauta de bisel no Conservatório de Utrecht. No período de 1983, quando ele recebeu seu diploma, ele começou a estudar canto, primeiro com o baixo Peter Kooij, depois com o mestre cantor Herman Woltman.
Ele completou os seus estudos em 1991 no Conservatório Real de Haia, onde no ano seguinte ocupou o cargo de professor de canto. Em 1992 tornou-se membro regular do célebre Coro da Câmara da Holanda.
O baixo Kees Jan de Koning é também fundador e membro do agrupamento de renome internacional “Quink Vocal Ensemble”; além disso, ele trabalha regularmente com vários conjuntos europeus líderes, incluindo o Huelgas Ensemble, Gesualdo Consort Amsterdam, Renascimento Weser, Egidius Kwartet e Cappella Amsterdam.
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William Knight
Tenor
William Knight iniciou sua carreira musical como coralista na Catedral de St. Paul, em Londres.
Ele estudou Música na Universidade de York, onde foi o Tenor na Escola Coral em York Minster, e agora é muito solicitado como solista e cantor de ensemble na Europa. Ele é membro fundador do The Windsor Consort e membro principal do Nederlands Kamerkoor.
Como solista, já se apresentou em muitas das salas de concerto mais renomadas do mundo, incluindo o Concertgebouw em Amsterdão, o Tchaikovsky Concert Hall em Moscovo, o Marrinsky Theater em São Petersburgo e o Palau de la Música Catalana em Barcelona.
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Alice Rocha
Organ
Alice Rocha, iniciou os estudos musicais no Conservatório Regional de Évora- Eborae Música, onde concluiu o curso secundário na classe de órgão de Rafael Reis.
Foi distinguida com dois prémios no Concurso Nacional de Órgão de Ourem-Fátima, em 2013 e 2014, nos quais obteve duas medalhas de prata. Em Julho de 2016, foi selecionada de uma longa lista de candidatos para participar na Young Talents Master Class of Haarlem, Holanda. Aqui pode estudar com prestigiados organistas e em particular com o Holandês Ben Van Oosten. Concorreu à Codarts- Conservatório Superior de Roterdão, Holanda, local onde leciona Ben Van Oosten e foi admitida à Licenciatura em órgão. Frequentou Masterclasses orientadas por António Estereiro, José Luis Uriol, Willem Jansen e Vicent Dubois.
Recentemente, contactou com Olivier Latry e Michel Bouvard, que a encorajaram e aconselharam a fazer um ano propedêutico antes de ingressar num Conservatório Superior de Música em França. Neste sentido concluiu o ciclo de preparação aos estudos superiores no Conservatório de Estrasburgo.
Este ano 2019, teve a oportunidade de se apresentar em vários concertos, no Conservatório de Estrasburgo, na região da Alsácia, na catedral de Nancy e em Portugal. Neste mesmo ano, ingressou na licenciatura em órgão da Escola Superior de Música de Estrasburgo sendo atualmente aluna de Johann Vexo.
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Benny Aghassi
Basson & Flute
Nascido em Israel, começou os seus estudos de flauta de bisel com Bracha Kol. Durante os seus estudos na Rubin Academia de Música de Jerusalém ganhou várias competições, incluíndo a competição “Concerto para Instrumentos de Sopro” e a competição de “Música Antiga”.
Licenciou-se no Conservatório Real de Haia, Holanda onde estudou com Sébastien Marq (flauta) e Donna Agrell (Fagote clássico e barroco), e completou o seu Mestrado (‘cum laude’) com Heiko ter Schegget no Conservatório de Utreque, Holanda. É professor de Fagote histórico no Conservatório de Amsterdão.
Benny foi escolhido para tocar com a Orquestra Barroca da União Europeia (Lars Ulrik Mortensen). Ele toca e grava actualmente com as seguintes orquestras: Freiburg Baroque Orchestra, Orquestra do séc. XVIII (Frans Brüggen), The Academy of Ancient Music (Richard Egarr), Al Ayre Español (Eduardo López Banzo), The Netherlands Bach Society (Jos van Veldhoven), Orchestre des Champs Elysées (Philippe Herreweghe), B’Rock, Orchestra Libera Classica (Hidemi Suzuki), Musica ad Rhenum (Jed Wentz), Holland Baroque Society, Amsterdam Baroque Orchestra (Ton Koopman) e Les Musiciens du Prince (Cecilia Bartoli).
Em 2005 ele ganhou dois primeiros prêmios no “Aviv Competiotions” em Tel-Aviv na categoria de Instrumentos de Música Antiga e o melhor prémio para a melhor interpretação para uma peça israelita. Foi bolseiro da Fundação Cultural América-Israel entre 1997-2005.
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Bruno Fernandes
Trumpet
Natural de Abrantes, nasceu a 10 de Fevereiro 1984. Estudou trompete moderno na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Stephen Mason e David Burt. Sob o programa Erasmus estudou durante um ano no Conservatório de Bruxelas com o professor Manu Mellaerts.
Estudou música antiga no Conservatório de Amesterdão, com o professor Friedemann Immer, onde terminou a licenciatura em trompete barroco. Concluiu igualmente o mestrado em performance com o professor Jean-François Madeuf na “Schola Cantorum Basiliensis”.
Toca regularmente em orquestras especializadas em interpretação histórica do periodo barroco ao periodo romântico, tais como: Orquestra Barroca da Casa da Música, Os Músicos do Tejo, Ensemble Matheus, Le Poéme Harmonique, Simphonie du Marais, La Grande Ecurrie, Hof Musici, Anima Eterna Brugge, Die kölner akademie, ensemble le Fénix, L’orfeu, Apollo Ensemble, B’Rock orchestra.
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César Nogueira
Violin & Guitar
Natural de Coimbra, estudou na Universidade de Aveiro na classe do professor Zóltan Santa tendo terminado em 2010 a Licenciatura profissionalizada em Ensino de Música. Começou no mesmo ano o Mestrado em Música na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Aníbal Lima.
Colabora como músico convidado em orquestras e grupos doa quais se destacam Remix Ensemble, Orquestra Remix, Orquestra Filarmónica das Beiras, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Ludovico Ensemble, Concerto Campestre, Orquestra Gulbenkian, entre outros. É desde 2009 membro regular da Orquestra Barroca Casa da Música do Porto.
Paralelamente à sua actividade como músico profissional, é professor de violino e música de câmara na Escola Profissional da Metropolitana em Lisboa.
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Diana Vinagre
Cello
Após ter completado os seus estudos na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Paulo Gaio Lima, o seu interesse pelas práticas históricas de interpretação levam- na ao Conservatório Real de Haia, onde obtém a Licenciatura e o Mestrado em Música Antiga, na classe de Jaap ter Linden.
Desde então, Diana trabalha como free-lancer com vários agrupamentos europeus. Em 2009 funda o Ensemble Bonne Corde, do qual é directora artística.
Tem desenvolvido um trabalho de investigação sobre o violoncelo na música sacra portuguesa do período clássico, no âmbito da sua tese de Doutoramento na Universidade Nova de Lisboa-INET sob orientação do Prof. Rui Vieira Nery, com uma bolsa de estudos do FCT.
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Dima Smirnoff
Main Violin
Dimitry nasceu no seio de uma família de músicos de São Petersburgo em 1994, começando os seus estudos musicais aos 4 anos de idade. Em 2001, Dimitry terminou os seus estudos na classe de Elena Zaiceva e Anastasia Milka, no “Rimsky-Korsakov” Conservatório do Estado de São Petersburgo.
Atualmente é aluno do Instituto de Estudos Musicais Avançados de Lausanne (orientado pelo professor Pavel Vernikov) e da Academia de Música de Basileia. Dmitry tem ganho vários prémios e prémios em competições internacionais de música, tais como: Concurso Internacional de Rotários - 2o Prémio (Moscovo, 2005); Concurso Internacional de Crianças "II piccolo violin magico" - 1o Prémio (Portogruaro, 2007); Concurso Internacional do Fundo Alemão de Caridade do Gartow - 1o Prémio (São Petersburgo, 2007); Concurso Internacional Oistrakh (Moscou, 2006) - 1o Prémio e Prémio Especial, Concurso Internacional Menuhin para Jovens Violinistas (Cardiff, 2008) - 2o Prémio; 1o Concurso de Música All-Russa - 2o Prémio (Moscovo, 2011). O Concurso Internacional de Violino Tibor Varga Sion Valais - 1o Prémio e Prémio de Audiência (Sion, Suíça 2015). Foi o vencedor do Prémio Escolha do Público no Festival International de Música Olympus (São Petersburgo, 2017); Concurso Internacional «Concurso Interpretação Musical de Lausanne» - 1o Prémio (Lausanne, Suíça 2017). Vencedor do concurso internacional de violino "Prémio de Excelência do Rotary" (Lausanne, Suíça).
Em 2018 foi laureado com o III prémio no Concurso Internacional Long-Thibaud-Crespin (França). Em abril de 2007, o violinista russo fez a sua estreia no palco do Carnegie Hall e em 2009 no Wigmore Hall em Londres. Dmitry tocou com a orquestra "Moscow Virtuosi", Orquestra Sinfônica Académica de São Petersburgo, Orquestra Sinfônica do Estado da Nova Rússia, Orquestra Camerata, Orquestra Solisti Veneti e Padova, Orquestra Moscovo, Orquestra de Câmara de Minsk, Symphony State Capella da Rússia, Orquestra Sinfónica de Volgogrado e Orquestra Filarmónica de Moscovo. Desde 2011, Dmitry participou dos programas da Casa de Música de São Petersburgo.
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Luís Marques
Oboe
É natural de Évora onde iniciou os seus estudos e terminou o bacharelato na classe do professor Andrew Swinnerton na Escola Superior de Música de Lisboa em 1996.
Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Classica da Madeira e a Orquetra Metropolitana. Tem sido estagiário na Orquestra Sinfónica de Basileia durante os estudos na Suiça, tendo ingressado em seguida na Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro S. Carlos. Actualmente é Professor na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
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Maite Larburu
Bassoon & Flute
Nasceu no País Basco. Maite terminou os seus estudos de violino na Holanda, desde então tem trabalhado com variados ensembles de música antiga, tais como: Ricercar Consort, Capriccio Stravagante, Amsterdam Baroque Orchestra, Holland Baroque, Solamente Naturali, Anima Eterna, B’rock, De Nederlandse Bach Vereniging, Masques and Collegium Vocale Ghent.
Para além da sua carreira como violinista, Maite é também cantora e compositora tendo já lançado dois álbuns no País Basco. Ela colabora também com o Jornal Basco “Berria” e com “ Basque National Radio”, Euskadi irratia.
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Marta Vicente
Contrabass
Nasceu em Lisboa. Licenciou-se no departamento de música antiga do Conservatório Real de Haia em Violone e Contrabaixo, na classe da Professora Margaret Urquhart.
Trabalha regularmente com diversas orquestras e agrupamentos, entre os quais La Grande Chapelle, Ludovice Ensemble, Divino Sospiro, Concerto Campestre, New Dutch Academy, Wallfisch Band, Luthers Bach Ensemble, Opera2Day, Capella Patriarchal, Americ'Antiga, Suave Melodia, Sete Lágrimas, Flores de Música e Músicos do Tejo
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Miguel Jalôto
Harpsichord & Organ
Master of Music em cravo pelo Departamento de Música Antiga e Práticas Históricas de Interpretação do Conservatório Real da Haia (Países Baixos) e Mestre em Música pela Universidade de Aveiro. Estudou com Jacques Ogg, e participou em Master-Classes de Gustav Leonhardt, Olivier Baumont, Laurence Cummings, Ilton Wjuniski e Ketil Haugsand.
Estudou órgão barroco, fortepiano e clavicórdio. Foi bolseiro do Centro Nacional de Cultura. É director artístico do Ludovice Ensemble, um dos mais activos e prestigiados grupos nacionais de Música Antiga, é membro da Orquestra Barroca Casa da Música e músico convidado da Orquestra Gulbenkian. Como músico free-lancer colaborou com grupos como: Oltremontano, Capilla Flamenca, La Columbina, La Galanía, Divino Sospiro, Lyra Baroque Orchestra, Real Escolania d'El Escorial, Ensemble Bonne Corde, Collegium Musicum Madrid, entre outros.
Apresentouse em vários festivais e inúmeros concertos em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Noruega, Alemanha, Áustria, Polónia, Bulgária, Israel, China e Japão. Gravou para as editoras Harmonia Mundi, Glossa, Ramée/Outhere, Anima e Corpo e Dynamic. É Doutorando em Musicologia Histórica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL tendo-lhe sido atribuída uma bolsa da FCT.
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Sérgio Silva
Organ
Mestre em Música pela Universidade de Évora, Sérgio Silva iniciou os seus estudos de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau, é docente de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Escola de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa. Como concertista, apresenta-se com frequência, tanto a solo como integrado em prestigiados agrupamentos nacionais.
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Raquel Cravinho
Violin
Nasceu na cidade da Covilhã. Iniciou-se na música aos 5 anos de idade no Conservatório Regional de Música da Covilhã com formação complementar em piano e ballet. Em 2002 obteve o diploma de Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra (Curso de Instrumentista de Orquestra – Violino) na classe da Professora Ágnes Sárosi.
O seu interesse pela música antiga levou-a a aperfeiçoar os conhecimentos no violino barroco frequentando masterclasses com Enrico Onofri, Richard Gwild, Vittorio Ghielmi, Chiara Banchini, entre outros. Como freelancer, tem realizado concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras; tem uma participação ativa em variados projetos artísticos de música antiga – Orquestra Barroca da Casa da Música, Músicos do Tejo, La Nave Va, Capela Real, entre outros. É membro fundador do Quarteto Arabesco, com o qual tem realizado concertos em festivais nacionais e internacionais.
Dedica-se ao ensino desde 2002 como docente de violino no Conservatório de Música da Metropolitana e na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Academia Nacional Superior de Orquestra / Universidade Lusíada, sob a orientação do Professor Aníbal Lima