Raquel Cravino
Violino
Nasceu na cidade da Covilhã. Iniciou-se na música aos cinco anos de idade no Conservatório Regional de Música da Covilhã em piano e ballet. Sob a orientação do Professor António de Oliveira e Silva, estudou violino na Escola Profissional de Artes da Beira Interior durante seis anos.
Em 2002 obteve o diploma de Licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra - Violino, na classe da Professora Ágnes Sárosi. Foi bolseira do fundo de apoio ao estudante, da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Música - Educação e Cultura.
Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento de violino e de música de câmara com Manuel Teixeira, Sergey Kravchencko, Angelique Loyer, Gerardo Ribeiro, Augustin Dumay, Boris Kuniev, Jan Dobrelevsky, Vladimir Ovcharech, James Dahlgren, Gilles Apap, Alexandre da Costa e na pedagogia do violino com Bogumila Burfin, Gwendolin Masin e Joyce Tan.
O seu interesse pela música antiga levou-a a aperfeiçoar os conhecimentos no violino barroco frequentando masterclasses com Enrico Onofri, Richard Gwild, Francesca Viccari, Chiara Banchini, Enrico Gatti e Vittorio Ghielmi (este último em música de câmara).
Como freelancer, tem realizado concertos regulares com diversas das mais importantes orquestras Portuguesas (Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras) e tem uma participação em variados projectos artísticos de música antiga - Orquestra Barroca da Casa da Música, Músicos do Tejo, Flores de Música, Melleo Harmonia, Orquestra Barroca de Mateus e Concerto Campestre.
Dedica-se ao ensino desde 2002 como docente de violino na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa. Os seus alunos têm sido laureados em diversos concursos nacionais e internacionais e tem sido regularmente convidada a orientar workshops e masterclasses.
É Mestre em Pedagogia do Instrumento, pela Academia Nacional Superior de Orquestra / Universidade Lusíada de Lisboa, sob a orientação do Professor Aníbal Lima.
É membro fundador do Quarteto Arabesco e do Quarteto Atégina.
Em Maio deste ano, vai apresentar-se no Palácio da Ajuda em recital com um programa dedicado ao violino barroco na semana de música antiga da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Neste contexto fará uma demostração do instrumento, das suas características e do seu repertório.
Em 2020 está prevista uma digressão ao Japão com o cravista Michio O’Hara.
No âmbito do violino barroco realizou as seguintes gravações: “ As árias da Luísa Todi” – Músicos do Tejo 2008; “Spinalba” – Músicos do Tejo 2011; “Te Deum” de Francisco António de Almeida – Flores de Música 2012; “Missa em Fá M” de Francisco António de Almeida – Flores de Música 2014; “L´Angelica” de João Sousa de Carvalho – Concerto Campestre 2016; “O Fado Barroco” – Músicos do Tejo 2017. Está prevista uma gravação da versão para quarteto de cordas de P. Lichtenthal (1780-1853) do Requiem de Mozart com o Quarteto Arabesco.
Frequenta actualmente o 2º semestre do Mestrado em Música Antiga - especialização em violino barroco com o Professor Benjamin Chénier na Escola Superior de Música de Lisboa.